Como parar de sofrer com a inadimplência?
Diminua sua inadimplência com esses 6 valiosos passos:
A saúde financeira da sua empresa está comprometida porque os seus devedores não te pagam? Nós te mostraremos como reverter esse quadro.
A inadimplência é algo absolutamente normal em toda a atividade empresarial e está inserida dentro do risco do negócio, contudo, existem maneiras de diminuir o seu percentual de maus pagadores para que ele atinja um nível controlado.
Para te ajudar a compreender melhor, fizemos abaixo o que será o “esqueleto” do seu processo interno de cobranças e combate à inadimplência, confira:
1º Passo – Elaborar a sua lista de devedores
Inicialmente, você irá separar os seus devedores a partir da probabilidade de pagamento estimada de cada um.
Esse passo é importantíssimo, pois essa categorização vai possibilitar que você priorize quem provavelmente te pagará, o que, por si só, vai otimizar o seu tempo e alavancar o seu resultado durante as cobranças.
Além disso, planilhar a lista te ajudará a elaborar, junto de nossa assessoria jurídica, a estratégia pertinente para cobrar cada tipo de devedor, que responderá melhor às cobranças.
Converse com um de nossos especialistas diretamente pelo seu Whatsapp. Estamos prontos para te atender.
2º Passo – Estratégia de cobrança:
A partir das categorias de devedores que foram criadas, agora é a hora de se valer de técnicas de abordagens direcionadas para cada um dos devedores.
Por exemplo, poderá ser utilizada uma chamada mais ostensiva para um devedor específico caso a inadimplência dele seja recorrente.
No caso de um bom pagador, saber os motivos do não pagamento, elastecer prazos e trabalhar em cima do que foi percebido como objeção de pagamento é essencial
3º Passo – Traçar abordagens estratégicas:
É essencial criar um modus operandi para garantir que as suas cobranças não deixarão os seus devedores em situação de constrangimento, caso isso ocorra, eles poderão ajuizar ações indenizatórias contra você, o que te causará relevante prejuízo.
Estar assessorado por advogados especialistas, que estabelecerão os limites das cobranças, além de desenharem o seu processo de compliance, é imprescindível para evitar esse tipo de risco.
4º Passo – Oferecer acordos extrajudicialmente:
Dentro das abordagens que serão tentadas para cada tipo de devedor, analisando cada caso de maneira específica, é interessante que você proponha acordos fora do âmbito judicial por dois motivos principais:
- Você trará condições de pagamento mais interessantes para o devedor, contudo, também poderá se valer de juros e multa diferenciados em virtude do elastecimento do prazo de pagamento
- Você evitará as custas judiciais por eventuais ações de execução na justiça.
5º Passo – Inscrever o devedor nos órgãos de proteção creditícia:
A medida de “sujar” o nome do devedor deve ser aplicada quando o problema já está em um patamar insustentável, pois é sempre mais vantajoso procurar permanecer em uma relação amigável com quem tem débitos a lhe pagar, além disso, existe o risco de eventual ação indenizatória caso a negativação ocorra fora dos parâmetros legais, por isso é sempre importante estar instruído por um advogado para garantir a responsável aplicação de medidas desse gênero.
Apesar de um maior risco, a restrição de crédito ainda é muito eficaz para fazer com que o devedor, finalmente, pague o que lhe deve.
6º Passo – Entrar com as ações judiciais pertinentes:
Essa é a sua última linha de defesa, deve ser utilizada quando as cobranças amigáveis já não surtirem efeito algum e a probabilidade de recebimento diminuir consideravelmente.
Nessa situação, o seu advogado entrará com a ação pertinente para reaver o seu dinheiro, seja ela uma execução, uma ação monitória ou uma ação de cobrança.
Ter sido assessorado desde o início é importantíssimo para que se tenha sucesso nessa fase, até porque, quando se possui um contrato bem estruturado, com garantias e dentro de todos os requisitos legais, a fase de execução (obrigar a pagar) se torna consideravelmente mais rápida e fácil.
Por isso, não perca tempo e clique no botão de WhatsApp e fale com nossos especialistas a respeito da sua estratégia de combate à inadimplência.
Será um prazer te atender!!
Converse com um de nossos especialistas diretamente pelo seu Whatsapp. Estamos prontos para te atender.
Artigos Relacionados

Produto Retido em Posto Fiscal por Falta de Pagamento de Imposto
A retenção de mercadorias em postos fiscais devido à ausência de pagamento de tributos é uma prática recorrente no Brasil, especialmente em operações interestaduais. Contudo,

Contratos de prestação de serviços: Como evitar problemas com clientes?
Contratos de prestação de serviços: Como evitar problemas com clientes? Contrato de prestação de serviços: como regularizar a relação com clientes? Se você é empresário,

Acordo societário: a importância dele para sua empresa
Acordo societário: a importância dele para sua empresa Acordo Societário: Por que ele é essencial para minha empresa? Se você é um empresário, provavelmente já

Mercadoria apreendida no posto fiscal, o que fazer?
Mercadoria apreendida no posto fiscal por falta de pagamento de imposto, o que fazer? Sua mercadoria está presa no posto fiscal? Saiba quais são os

Regime de bens no Brasil: o que é, quais seus tipos e para que serve?
Regime de bens no Brasil: o que é, quais seus tipos e para que serve? Regime de bens no Brasil: o que é, quais seus

Como lidar com a inadimplência?
Como parar de sofrer com a inadimplência? Diminua sua inadimplência com esses 6 valiosos passos: A saúde financeira da sua empresa está comprometida porque os